As etapas de montagem das estações de transferência de passageiros no Trecho II do corredor Norte-Sul do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM se aproximam cada vez mais da conclusão. Todas as unidades contam com trabalhos em ritmo normalizado e, em breve, o avanço para as obras viárias será possibilitado. Ao fim das intervenções, Contagem contará com um transporte público otimizado e melhorias na mobilidade urbana.
As estações localizadas nas avenidas General David Sarnoff, João César de Oliveira e LMG-808 contam com equipes atuando diariamente nas instalações internas das plataformas metropolitanas e municipais. As unidades de 6 a 10 apresentam maior evolução, enquanto de 1 a 5, embora adiantadas, dependem de ações diversas para serem finalizadas.
Mais próxima da conclusão, a estação 10 (próxima à praça Papa João XXIII, na Cidade Industrial), está recebendo as instalações dos totens de identificação. A 9 (em frente ao Itaú Power Shopping) já teve a parte elétrica terminada e, agora, está finalizando a cabine de bilheteria. A 8 (cruzamento com a av. Marechal Castelo Branco) conta com serviços de cabeamento e colocação de luminárias. Já as estações 6 (perto do camelódromo do Eldorado) e 7 (av. João César com a avenida Olímpio Garcia), estão com a execução do contrapiso da bilheteria, pintura e acabamento da rede elétrica.
Última a ser iniciada, a estação 5, no centro comercial do Eldorado, alcançou o ritmo das demais e tem, neste momento, trabalhos na parte interna das plataformas, além do fechamento da estrutura da bilheteria, assim como a estação 4 (em frente ao Hospital Municipal de Contagem), que teve também o início da montagem das grades elétricas. Na unidade 3 (ao lado do viaduto Beatriz) está sendo realizado o aterro das tubulações e a instalação de piso de granito nas abas das cabines, etapa igualmente em andamento na 2 (próxima à Receita Municipal). Já a estação 1, na LMG-808, teve a estrutura metálica concluída e conta, agora, com o arremate do piso interno.
Próximas etapas de obras
A montagem das estações é uma fundamental da obra que vai modernizar o transporte público de Contagem. Entretanto, outras intervenções serão necessárias para que o novo sistema possa operar com eficiência. Ajustes no greide da rua, adequações do pavimento, além da conclusão do novo traçado da av. João César que está sendo feito na altura do complexo Beatriz e, por fim, a revitalização do asfalto em toda a extensão do corredor, são algumas delas. A execução destas etapas depende ainda da remoção dos postes da Cemig, situação que está encaminhada e dentro do cronograma de execução.
Mais segurança
Todas as dez estações contam com vigilância 24h para impedir atos de vandalismos com o patrimônio público e furtos de materiais e equipamentos utilizados durante as obras. A medida foi reforçada a fim de garantir que os trabalhos não sofram atrasos em virtude de reparos ou reposição de peças.